Saiba como os alimentos podem ajudar quem tem problemas com espinhas, e como encontrar uma alimentação saudável pela internet com diversas opções de cardápio.

Os alimentos podem, sim, contribuir com a prevenção e também com o tratamento da acne. Entenda melhor:

 

Como se dá a formação de uma espinha

O surgimento de cravos se dá com o aumento da secreção sebácea concomitante ao estreitamento e obstrução do folículo polisebáceo. A proliferação de microrganismos que geram inflamações no local é o que acaba gerando a temida espinha.

As áreas que costumam ser mais afetadas são o rosto e as costas, e apesar de serem associadas à adolescência, as espinhas podem aparecer ao longo de toda a vida de uma pessoa.

As causas são diversas: problemas hormonais, hereditariedade, síndrome dos ovários policísticos (no caso das mulheres), hábitos alimentares etc.

Saiba mais: a alimentação saudável na adolescência

 

Mas afinal, como combater a acne com comida saudável?

Os alimentos que ajudam na prevenção e combate da acne são, em sua maioria, cereais integrais, comidas ricas em ômega-3, além de diversas vitaminas. Confira com mais detalhes:

  • Cereais integrais: Macarrão, arroz e farinha integrais, além de quinoa e a aveia;
  • Ômega-3: atum, linhaça, chia, sardinha;
  • Oleaginosas: castanhas, chia, semente de abóbora;
  • Carnes magras: frango, patinho, peixes, lagarto e lombo suíno;
  • Betacaroteno: Abóbora, cenoura, mamão, caqui, batata-doce, manga, brócolis, agrião, salsinha, espinafre etc;
  • Vitamina B2 (ajuda no controle da oleosidade da pele): carnes, ovos, leite, levedo de cerveja, fígado e espinafre;
  • Vitamina B6 (auxilia no equilíbrio hormonal): Carnes de porco e de boi, cereais integrais, banana, fígado e batata;
  • Vitamina C (ação anti-inflamatória e antioxidante): Abacaxi, acerola, limão, laranja, goiaba, morango, pimentão etc;
  • Cálcio, magnésio e fósforo (manutenção do sangue): vegetais de folhas verde escuras, leite e derivados, leguminosas etc;
  • Fibras (garantem o bom funcionamento do intestino, eliminando toxinas): Legumes, verduras, alimentos integrais, frutas, semente de linhaça, aveia etc;
  • Zinco (regeneração de tecidos e cicatrização, também ajuda a diminuir a oleosidade, evitando o surgimento de mais espinhas): Cereais integrais, ovos, gérmen de trigo etc;
  • Chá verde (antioxidante e anti-inflamatório, repele as bactérias causadoras de espinhas e reduz a inflamação).

Além de adicionar todos esses nutrientes na alimentação ao longo do dia, também é imprescindível beber de 2 a 2,5 litros de água para manter a pele hidratada e a cicatrização em ritmo normal.

 

Alimentos que podem causar espinhas

Os alimentos que estão classificados como os que promovem o aumento de espinhas são, principalmente, aqueles ricos em gordura e açúcares, tais como: chocolate, frituras, carnes gordurosas, comida congelada encontrada em supermercados, fast food, salgados, biscoitos e bolachas, doces em geral e excesso de leite e derivados.

Quanto mais gordurosa e rica em carboidratos simples for a alimentação, maior será a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que tende a entupir os poros de forma muito fácil.

Durante o tratamento para acne, é importante estabelecer uma dieta com comida saudável e alimentos que auxiliem o organismo na cicatrização de espinhas e prevenção a fim de evitar que novas surjam.

Confira: como a alimentação saudável previne doenças

 

Tenha uma alimentação saudável e acessível com a Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil conta com diversas opções de comida saudável para quem quer praticidade no dia a dia, mas não abre mão de ter variedade. São massas, saladas, proteínas, acompanhamentos, bolos e até mesmo sucos para quem quer se alimentar melhor e combater a acne.

Navegue pelo site e veja como ter uma alimentação saudável e prática.