Confira os 7 principais benefícios de uma alimentação saudável e vegana. Veja também onde encontrar comida saudável vegana pela internet.

Nos últimos anos, com o surgimento de novos estudos e informações, passamos a presenciar uma notável mudança no estilo de alimentação das pessoas, que buscam cada vez mais bem-estar e qualidade de vida.

Uma das principais tendências alimentares de quem busca uma vida melhor é o veganismo. Quem escolhe ser vegano não descarta apenas o consumo de alimentos de origem animal, mas também o consumo de derivados (como leite e ovos, por exemplo).

No país, principalmente de dois anos para cá, o consumidor vem aderindo hábitos alimentares diferenciados.

Além dos já consolidados “diet” e “light”, que inundam as gôndolas de supermercados, há também uma crescente procura por alimentos sem glúten, sem lactose, e também veganos e vegetarianos, que estão conquistando mais espaço nos estabelecimentos e restaurante.

 

7 benefícios da alimentação vegana

1-    Prevenção de doenças

Esse estilo de alimentação pode prevenir algumas doenças, como diabetes, obesidade, alergias, doenças cardíacas e aquelas que estão ligadas à ingestão de produtos de origem animal.

Estudos afirmam que o alto consumo de embutidos, como presunto, mortadela, salsichas, carnes enlatadas, e outros produtos similares, também aumentam consideravelmente o risco de se desenvolver doenças graves, como o câncer de intestino.

2-    Combate à obesidade

O consumo de comida saudável vegana é um grande aliado para a perda de peso. Além de cortar a ingestão das gorduras presentes em carnes, leite e derivados, o vegano passa a incluir mais legumes, vegetais e grãos em sua dieta.

Consequentemente, passa a consumir alimentos ricos em fibras, que auxiliam na digestão e aumentam a sensação de saciedade.

3-    Economia

Uma alimentação baseada em produtos e alimentos veganos conta com menor custo do que as que incluem derivados de animais. Isso porque ingredientes como hortaliças, cereais e frutas são mais baratos que carnes, leite e derivados.

4-    Conscientização e causa animal

O veganismo está diretamente ligado à causa dos animais e do meio ambiente. Deixar de consumir alimentos e produtos de origem animal consequentemente diminui o abate de aves, porcos, bois, dentre tantos outros animais que são criados para consumo humano.

5-    Alimentação saudável

A busca por um estilo de vida que substitui os hábitos alimentares leva as pessoas a se informarem mais sobre quais são os alimentos adequados, o que deve ser evitado, e isso, consequentemente, atrai uma alimentação saudável.

6-    Sustentabilidade

Quem opta pelo veganismo busca mais informações acerca do que come, e isso gera mais consciência em relação ao processo de produção de produtos para consumo humano, como consequências ambientais para a criação de rebanhos.

Nesse quesito, o veganismo diminui o desmatamento, consequência da agropecuária que precisa de pastagens, e também o alto consumo de água para saciar as criações.

7-    Controle do colesterol

Uma alimentação vegana, com acompanhamento nutricional, retira completamente do cardápio os alimentos fonte de colesterol, o que por si só ajuda na diminuição do risco de dislipidemia.

Além disso, a adoção de alimentos integrais e óleos de origem vegetal auxiliam ainda mais nesse caso.

 

Encontre comida saudável vegana na Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil conta com diversas opções veganas, preparadas com ingredientes selecionados, livres de corantes e de conservantes, objetivando sempre à saúde e ao bem-estar do consumidor.

Tem pratos desde lasanha verde, risotos, feijoada vegana, sobremesas e muito mais para quem busca uma alimentação saudável.

Navegue pelo site para conhecer o cardápio vegano e ter acesso à comida saudável sem ter que sair de casa!