Confira 5 alimentos que te ajudam a substituir a proteína da carne. Veja também onde encontrar comida saudável e de qualidade pela internet.

Um dos principais tópicos de discussão entre quem opta por uma dieta vegana (ou vegetariana) centra-se na questão de como equilibrar o consumo de nutrientes para receber a quantidade de proteína necessária por dia. Confira aqui todas as informações sobre o assunto.

Saiba mais: Entenda o que é o veganismo

Consumo de proteína na alimentação vegana

Os alimentos ricos em proteínas são, em sua maioria, de origem animal. Entretanto, isso não significa que eles sejam as únicas opções. Existem opções de origem vegetal que podem ser, inclusive, mais eficientes em relação à obtenção de proteína.

Hoje em dia, é possível encontrar diversos profissionais que orientam os cuidados e dietas para quem quer seguir o estilo de vida vegano ou vegetariano e ser saudável, independente da faixa etária.

Em relação às proteínas, é sabido que não é difícil substituir as fontes de origem animal pelas de origem vegetal.

A comida saudável de origem vegetal, quando consumida de forma correta, pode ser usada como a única fonte de proteína. Combinações apropriadas de alimentos vegetais podem alcançar os mesmos níveis de proteína animal em questão de qualidade.

A grande diferença reside na forma como os alimentos devem ser consumidos. Diferentemente do reino animal, em que a proteína fica concentrada em um único alimento (no caso, a carne), no reino vegetal é preciso ter uma alimentação mais diversificada, que combine várias opções, e assim atinja facilmente as necessidades proteicas diárias, assim como os aminoácidos essenciais, sem correr o risco de desenvolver deficiência.  

5 alimentos que substituem a proteína da carne

 

 

  • Arroz

 

O tradicionalíssimo prato de arroz e feijão é uma das melhores combinações para potencializar a síntese de proteínas.

O arroz também pode ser combinado a outras leguminosas, como ervilha ou lentilha. Ainda que não seja muito rico em proteína, o arroz é importante na dieta de uma pessoa vegana, pois garante que os outros alimentos sejam ainda mais eficientes.

 

  • Feijão

 

Como mencionado, o feijão é um dos alimentos mais encontrados na mesa do brasileiro e é rico em nutrientes, sendo um ótimo aliado para veganos e vegetarianos. São 6,6 gramas de proteína para 100 gramas do grão.

 

  • Amendoim

 

No Brasil, o amendoim é uma oleaginosa barata e também rica em proteína. São 26 gramas de proteína para 100 gramas de amendoim. Ainda que seja importante para quem não consome carne, o amendoim é também rico em gordura, por isso deve ser ingerido com cautela.

 

  • Soja

 

A soja é uma das alternativas mais conhecidas entre quem quer substituir a proteína das carnes. Além de ser consumida de diversas formas, como leite, carne de soja e tofu, ela conta com poucas calorias e cem gramas do alimento representam 34 gramas de proteínas.

 

  • Cogumelos

 

Hoje, é possível encontrar uma grande variedade de cogumelos com facilidade. O shimeji, shitake, funghi e paris são os mais conhecidos e costumam ser muito apreciados. No geral, cem gramas de cogumelos contam com a mesma quantidade de proteína que cem gramas de carne vermelha.

Além disso, contam com outros nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas e minerais que auxiliam no sistema imunológico.

Encontre comida saudável vegana pela internet

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