Sabia que uma alimentação saudável influencia também na saúde dos dentes? Veja como funciona essa relação, e como encontrar comida saudável pela internet.

Para que as pessoas, já na infância, possam desenvolver dentes fortes e gengivas saudáveis, é preciso que se adote uma alimentação equilibrada.

 

Como a alimentação saudável beneficia os dentes

Uma alimentação saudável confere aos dentes e aos tecidos da gengiva os minerais e nutrientes que são necessários para garantir força e resistência às infecções (como a gengivite, por exemplo).

Além do que, os alimentos fibrosos, como frutas e verduras, auxiliam também na limpeza dos dentes e dos tecidos gengivais, já que comidas de consistência mais mole ou pegajosa tendem a ficar presas entre os dentes, o que leva à produção de placa bacteriana.

As comidas saudáveis devem contar com uma ampla variedade de vitaminas, minerais, fósforo, cálcio e níveis indicados de flúor.

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Alimentos que prejudicam a saúde bucal

Assim como o flúor é conhecido por ser o maior protetor dos dentes, o açúcar é seu maior inimigo.

Os açúcares e amidos são dois ingredientes que estão presentes em diversos tipos de bolachas, lanches, biscoitos, frutas secas, doces em geral, refrigerantes, batata frita, entre outros, que se aliam à placa bacteriana, produzindo substâncias ácidas.

Tais substâncias são prejudiciais ao esmalte do dente e, em determinadas quantidades, podem formar cáries.

Ao consumir refeições (comidas e bebidas) que contêm grandes quantidades de açúcar e amido, as placas bacterianas produzem ácidos que agem sobre os dentes por cerca de 20 minutos (ou mais).

Visto isso, para diminuir os danos causados ao esmalte dos dentes, é preciso ter um consumo reduzido de alimentos e bebidas com concentração de açúcares e amidos, principalmente entre as principais refeições.

Ao sentir fome no meio da manhã ou da tarde, opte por uma comida saudável e nutritiva, como verduras, queijos, frutas ou iogurtes naturais.

 

A melhor dieta para a formação dos dentes

As principais consequências de uma má alimentação que podemos citar é a formação de cáries e gengivite.

Visto que uma boa alimentação favorece ao fortalecimento das estruturas dentárias, o correto é investir nos alimentos que melhor influenciam na resistência dos dentes e gengivas, como aqueles ricos em nutrientes, carboidratos complexos, ácidos graxos essenciais (encontrados na gordura boa), vitaminas, aminoácidos (presentes nas proteínas) e muita água.

Dessa maneira, é recomendado o consumo recorrente de cerais, verduras, pães integrais, frutas, derivados do leite, peixes, aves, carnes vermelhas, nozes e ovos.

 

O poder da mastigação

É importante lembrar que uma boa mastigação é crucial para a saúde da mandíbula e da arcada dentária.

Alimentar-se apenas de alimentos macios, que não exigem a exercitação dos dentes, pode contribuir para a deterioração, já que, como consequência, a arcada não será usada adequadamente durante a mastigação.

 

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