Todos sabemos que o envelhecimento é um processo biológico natural, mas existem formas de prolongar a estimativa de vida a partir de hábitos saudáveis.

Um estilo de vida mais saudável é um dos pilares da longevidade e inúmeros estudos já provaram que a adoção de hábitos positivos, o quanto antes, diminui os efeitos negativos oriundos da terceira idade e da rotina moderna.

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Como hábitos influenciam na longevidade

Os maiores vilões da longevidade (e culpados pelo envelhecimento precoce) são os maus hábitos. São pequenas atitudes que cometemos no dia a dia e, por conta da rotina atribulada, nem nos damos conta.

Privação de sono, estresse, sedentarismo, a falta de uma alimentação saudável, não beber água o suficiente são algumas das variáveis que prejudicam a saúde e diminuem a possibilidade de se viver mais e melhor.

De acordo com alguns cientistas, a longevidade se deve 75% aos bons hábitos (e os outros 25% ficam por conta dos genes).

Pesquisas realizadas pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) reiteram que atitudes prejudiciais, como fumo, o não consumo de comida saudável (frutas, legumes e verduras), a ingestão de álcool e a falta de exercícios físicos regulares impactam diretamente no índice de adoecimento da população.

 

Hábitos saudáveis para a longevidade

Os hábitos levados no presente refletem diretamente na saúde, mais cedo ou mais tarde.

É óbvio que a atitude da pessoa perante sua rotina é um fator que determina se ela será mais saudável ou não.

Por isso, é preciso sempre manter a atenção a duas atitudes muito importantes: em primeiro lugar, a alimentação, e em segundo, a prática de exercícios físicos.

Uma alimentação saudável é capaz de agir mais em prol da saúde do que a ingestão de remédios. Nutrição e longevidade são conceitos entrelaçados.

Os exercícios físicos, por sua vez, quando executados com regularidade e de forma correta, podem trazer um benefício enorme à saúde e bem-estar, contribuindo também para a longevidade.

A reeducação alimentar e as atividades físicas devem ser enxergadas como algo positivo e relaxante, e não como uma obrigação rígida.

Mude apenas esses dois hábitos e descubra uma vida mais longa.

Saiba mais: Como a alimentação saudável previne doenças

 

  • Cuidado com o consumo de carne vermelha

 

Ao pesquisar sobre hábitos alimentares que contribuem com a longevidade, a carne vermelha é sempre citada como um fator de risco para alguns tipos de câncer, como o de intestino.

É claro que o consumo de carne vermelha é importante para suprir as necessidades de proteínas e ferro, principalmente para quem realiza atividades físicas.

Contanto, é preciso controlar a quantidade e escolher opções mais saudáveis, com menos gordura, que ofereça os nutrientes essenciais ao corpo.

 

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