A cada dia cresce mais o número de pessoas que optam pelo estilo de vida vegano, deixando de consumir alimentos e produtos de origem animal e optando pela alimentação vegetal.

Com isso, surge a dúvida: Os filhos dessas pessoas podem acompanhar a dieta vegana? Será que ela faz bem às crianças?

Saiba mais: Entenda o que é o veganismo

 

O veganismo é benéfico em todas as fases da vida

Quando bem planejada, a dieta vegana é considerada uma alimentação saudável para todas as faixas etárias.

Contudo, crianças exigem alguns cuidados especiais, que acompanham a suplementação de alguns nutrientes e a ingestão adequada de alimentos que são fonte de nutrientes essenciais para elas. Confira mais informações:

 

A partir de qual idade a criança pode se tornar vegana?

Se os pais já são veganos há algum tempo, é de se esperar que a criança seguirá o padrão da alimentação desde sua introdução à comida sólida, mas, para que isso ocorra sem prejuízos ao organismo, é preciso ter acompanhamento com nutricionista.

Apenas um profissional pode elaborar um plano alimentar equilibrado para a família e, especialmente, para a criança, indicando a suplementação alimentar de vitaminas e minerais específica para cada idade (quando necessário).

 

O veganismo sem acompanhamento profissional pode afetar o desenvolvimento da criança?

As proteínas (principal nutriente encontrado nas carnes) é de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo e também dos músculos, por isso devem ser ministradas de maneira correta no caso de crianças veganas e vegetarianas, através de alimentos ricos no nutriente e também suplementos a base de proteínas vegetais.

 

Como fazer a substituição dos alimentos?

Para que a criança tenha uma alimentação saudável e completa, é preciso substituir alguns alimentos.

O ferro é um mineral que pode ser encontrado em vegetais verde-escuros e leguminosas. Inclusive, uma dica preciosa para os pais, é combinar esses alimentos com os que sejam ricos em vitamina C, pois contribuem com a absorção do ferro.

A suplementação de cálcio pode ser substituída pelo consumo de brócolis, espinafre e feijão, por exemplo.

As proteínas, que são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, são encontradas na combinação entre leguminosas e cereais (a combinação brasileira de arroz e feijão é o melhor exemplo), tofu, oleaginosas (castanhas e nozes) e ovos (para os que forem vegetarianos).

Importante não esquecer de fornecer à criança uma completa e diversificada lista de legumes, frutas e verduras.

A banana é um exemplo de fruta rica em vitaminas com complexo B, C e E, ferro, potássio e fibras, além de açúcares naturais (frutose) que garantem energia para o corpo.

Tudo isso faz-se necessário, uma vez que um cardápio sem os nutrientes que fazem parte do desenvolvimento do corpo da criança pode prejudicar a formação e o crescimento dos ossos, assim como o sistema nervoso, desenvolvimento cognitivo, sistema imunológico, entre outros.

 

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