Saiba como usar sal da forma correta na preparação dos seus alimentos e tenha uma alimentação saudável com auxílio da Eat Well Brasil.

Mais do que prestar atenção, é preciso saber como proceder com relação ao sal nas refeições, isso porque para consumir uma comida saudável é necessário ter bom senso.

Acompanhe algumas dicas para acertar na quantidade do sal, e veja também como comprar comida saudável pela internet:

 

Hora certa para acrescentar o sal

·         Quando deixar para acrescentar o sal ao final do preparo

Se você exagerar no sal logo no começo, o prato vai apurar (perder água por conta do calor e da evaporação) e o sabor do sal ficará mais concentrado. Ao adicionar o sal apenas no final, verá que não é preciso muita quantidade para ter um resultado adequado.

·         Regra para carnes vermelhas e peixes

Ao contrário da dica anterior, no caso das carnes e peixes o ideal é adicionar o sal antes de o prato ir para o fogo (seja chapa, grelha ou cocção), para que o sabor possa penetrar nas fibras e você não sinta necessidade de adicionar mais sal quando já estiver na mesa.

·         Sal na água de grãos e cereais cozidos

No caso de grãos e cereais que precisam ser cozidos, para que fiquem mais saborosos e tenham um melhor aproveitamento do tempero, é recomendável adicionar o sal na água do cozimento.

Com feijão, em específico, é preciso ter um pouco mais de cuidado. Coloque um pouco de sal na água logo no começo e prove um pouco do caldo ao final do preparo para saber se é preciso acertar o tempero, afinal o prato precisa estar saboroso na medida certa.

 

Opte por uma opção de sal mais saudável

O sal iodado encontrado em supermercados costuma ser o mais usado no dia a dia e, por isso, é o mais comum, mas o mais recomendável para quem quer ter uma alimentação saudável é moer o sal grosso.

O sal refinado tem muito mais contato com o iodo do que o sal grosso, por isso a segunda opção acaba sendo mais eficiente e de qualidade.

O sal grosso moído pode ser usado em todos os tipos de pratos. Ainda é possível encontrar variações, como o sal light, o sal rosa e o sal marinho, em que cada um apresentam quantidades diferentes de minerais, sódio e estilo de refinação, mas de toda forma são melhores opções que o refinado comum.

 

Para diminuir a necessidade do sal

Para ter uma comida saudável e com menos sal, experimente alguns alimentos apenas com temperos diversos, como ervas, alho, cebola e outras especiarias. Se não for agradável ao seu paladar, adicione apenas um pouco de sal e tente novamente, sempre visando diminuir o consumo.

 

Tenha uma alimentação saudável com os produtos da Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil conta com diversas opções de produtos para quem preza por uma alimentação saudável e não tem tempo (ou disposição) para passar muito tempo na cozinha.

São opções de massas, proteínas, acompanhamentos, bolos, sobremesas, petiscos e sucos para compor um cardápio saudável e diferenciado.

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