É possível consumir comida saudável por meio dessa dieta. A dieta Plant Based visa ao consumo de alimentos vegetais, integrais, orgânicos ou minimamente processados. Confira mais detalhes sobre essa dieta e onde pode encontrar refeições saudáveis para toda família pela internet.

Mas afinal, qual é o conceito de alimentação Plant Based?15

A Plant Based desconsidera todos os alimentos de origem animal e também seus derivados, tais como carnes, queijos, ovos e laticínios em geral.

Por outro lado, suas principais características prezam pela qualidade nutricional dos alimentos e também pela sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente e a priorização da saúde.

O estilo Plant Based defende a adoção de uma alimentação nutritiva, mais minimalista, colorida e consciente, levando em consideração produtos com alta taxa nutricional, e que procure consumir o alimento de maneira integral (por completo) evitando ao máximo o desperdício de caules, raízes e cascas.

Saiba mais: Como a alimentação saudável previne doenças

O que é considerado comida saudável na Plant Based?

Apesar do nome sugestivo, o estilo Plant Based não se limita ao consumo de vegetais folhosos. Seus adeptos podem incluir diversos alimentos, tais como:

  • Cereais integrais: quinoa, arroz, aveia, milho, cevada, trigo e painço;
  • Frutas, verduras e legumes de todos os tipos;
  • Leguminosas: feijão, grão de bico, lentilha e ervilha;
  • Sementes diversas: abóbora, gergelim, girassol, entre outros;
  • Oleaginosas de todos os tipos: castanhas, amêndoas, pistache e nozes.
  • Cogumelos;

Os principais benefícios da Plant Based

Ao priorizar comida saudável, pouco processada e de alta taxa nutricional, a Plant Based fornece uma série de vantagens à saúde de quem segue esse estilo de vida.

O primeiro benefício diz respeito à prevenção de doenças, como diabetes, cardiopatias, obesidade, hipertensão e, inclusive, alguns tipos de cânceres e outras patologias relacionadas a dietas com ingestão irregular de fibras e grande consumo de ultraprocessados.

Saiba mais: Partindo para um fim de semana mais saudável

A alimentação Plant Based pode representar alguma carência nutricional?

Dietas que não incluem o consumo de carne muitas vezes são associadas a deficiências nutricionais. Contudo, esse tipo de situação não ocorre quando se opta por uma alimentação saudável e variada.

O ferro, por exemplo, é um mineral facilmente encontrado em folhas verde-escuras e leguminosas, como brócolis. Junto ao consumo de vitamina C (encontrada em laranjas, tangerinas, acerolas, pimentão, couve e mostarda), o ferro é ainda melhor absorvido.

O cálcio, por outro lado, pode ser ingerido diariamente através do consumo de folhas verde-escuras, oleaginosas, leguminosas e sementes.

A vitamina B12 é encontrada exclusivamente em alimentos de origem vegetal e, por isso, deve ser monitorada através de exames de sangue e, se preciso, suplementada.

Entretanto, é fundamental lembrar que a carência de vitamina B12 é presente, inclusive, entre pessoas que consomem carne, por isso os exames de rotina devem ser realizados periodicamente.

Encontre comida saudável pela internet com a Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil é uma empresa que trabalha para oferecer aos seus clientes a possibilidade de ter uma alimentação saudável sem ter que sair de casa.

Navegue pelo site para conferir o cardápio e obtenha maiores informações da comida saudável preparada pela Eat Well Brasil.