Veja por qual motivo o uso de canudo de papel biodegradável é tão importante. Saiba também como encontrar comida saudável e sustentável pela internet.

A conscientização em torno do não consumo de canudos plásticos, ou sua substituição por canudos biodegradáveis, já tomou proporções mundiais. Além disso, agora chega a ser retratada pela mídia de maneira recorrente.

Toda a repercussão que envolve esse assunto engloba também o processo de produção dos canudos de plástico como um todo, mas principalmente o momento de descarte dos canudinhos.

 

Desvantagens dos canudos de plástico

É possível observar logo de cara, na composição dos canudinhos, matérias-primas não biodegradáveis (poliestireno e polipropileno), o que, consequentemente, toma muitos anos (até mais de mil em alguns casos) para se decompor.

Outro ponto relevante diz respeito à vida útil dos canudos, já que são utilizados muito rapidamente pelas pessoas, durante o consumo de um suco, refrigerante ou vitamina, por exemplo, mas logo é descartado.

E a reciclagem?

Como já é sabido, apenas uma pequena parte do plástico utilizada no dia a dia de milhões de pessoas é reciclada, enquanto que a maioria é destinada aos aterros sanitários.

O problema reside no fato de que muito desse material acaba se perdendo no meio do caminho e indo parar em rios e oceanos.

Nesse sentido, os canudos representam 4% de todo o lixo plástico descartado do mundo, e as consequências de seu consumo são trágicas.

Além de poluírem os oceanos, grande parte do material descartado acaba sendo ingerida pela fauna marinha, acarretando na morte de muitos animais que habitam esse ecossistema.

 

O papel dos canudos biodegradáveis

Em decorrência da maior conscientização em torno do descarte de tanto plástico, algumas alternativas de canudos biodegradáveis surgiram em prol de quem não abre mão de utilizar o acessório em seu cotidiano.

Quem não quer (ou não pode) deixar de usar canudos, já pode encontrar alternativas eficientes ao plástico descartável, que são os canudos feitos de papel biodegradável.

 

Canudos de Papel

O mercado e os estabelecimentos do setor alimentício, como bares, boates e restaurantes, já estão se ajustando e investindo nos canudos de papel biodegradável como alternativa ao canudinho de plástico.

O canudo de papel está cada vez mais comum e já existem diversos modelos com cores e estampas diferenciadas para agradar aos clientes.

Em nosso país, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade do Brasil a outorgar uma lei que proíbe o uso de canudos plásticos em estabelecimentos. Outras capitais brasileiras, como São Paulo e Curitiba, já demonstraram preocupação com o tema e deverão, muito em breve, seguir a tendência encabeçada pelo Rio.

 

Encontre comida saudável e sustentável pela internet com a Eat Well Brasil

É importante, quando nos preocupamos com o futuro do planeta, consumir de maneira consciente e de empresas que tenham os mesmos valores. A Eat Well Brasil é uma empresa de comida saudável que se preocupa com o meio ambiente e, por isso, apoia o uso de canudos biodegradáveis.

Os empresários brasileiros que se preocupam com o meio ambiente, e com os impactos do uso de canudos plásticos, já oferecem alternativas ao acessório. Uma das opções é justamente, como referido anteriormente, os canudos de papel. Eles já são uma realidade presente e consciente por serem biodegradáveis, e a cada dia conquistam mais espaço no mercado.

Navegue pelo site da Eat Well Brasil e veja onde encontrar comida saudável e sustentável sem precisar sair de casa.