Entenda melhor o que é veganismo, o que o vegano defende e como é a alimentação de quem opta por esse estilo de vida. Veja também onde encontrar comida saudável vegana pela internet.

De forma didática, o vegano (do inglês: vegan) é aquele que pratica o veganismo em todas as esferas de suas ações, seja na alimentação, no vestuário, no uso de cosméticos etc.

Além de ser um vegetariano estrito em sua dieta (não consumir nada de origem animal), também não utiliza outros produtos que tenham tirado proveito dos animais.

Em síntese, o vegano procura excluir, sempre que possível, todas as formas de exploração e consequente crueldade contra os animais.

Leia mais: veja 7 benefícios da alimentação vegana

 

Quais os propósitos do veganismo

Essa é a questão básica e o que geralmente gera dúvidas entre leigos e aspirantes a veganos. O veganismo é, em síntese, um estilo de vida que busca a libertação dos animais em todas as esferas possíveis, incluindo alimentação, indústria, trabalho forçado e entretenimento.

 

O que difere o veganismo do vegetarianismo?

Ainda hoje, muita gente confunde os termos e acha que o veganismo seria o mesmo que uma dieta. Como mencionado acima, na verdade, é algo bem mais amplo que isso.

A alimentação dos veganos é o que chamamos de “vegetarianismo estrito”, e também pode ser seguida por pessoas que não são veganas. Entenda melhor:

  • Todo vegano é um vegetariano estrito (que não se alimenta de nada de origem animal), porém nem todo vegetariano é vegano. Isso acontece porque existem pessoas que não consomem alimentos de origem animal, mas utilizam produtos que usam animais como fonte (lã, couro, seda) ou vão a lugares que exploram animais, como parques, circos e zoológicos.

 

Mas afinal, como é a alimentação vegana?

Muita gente ainda acredita que a alimentação vegana envolve apenas saladas, soja e legumes sem gosto e sem tempero, mas esse senso comum está completamente equivocado.

Veganos comem cereais, frutas, verduras, legumes, algas, cogumelos, e a variedade de receitas com ingredientes de origem vegetal é infinita.

Isso significa que as refeições não necessariamente são completamente cruas, muito pelo contrário. Através das receitas certas, é possível ter uma refeição completa com alimentos saborosos e totalmente saudáveis.

Hoje em dia, é possível, inclusive, encontrar fast-food vegano, pois há uma variedade de hambúrgueres, doces e outras frituras para quem quer variar o cardápio e ser “menos” saudável.

·         Peixes e frutos do mar

É comum que algumas pessoas fiquem em dúvida com relação ao consumo de peixes e frutos do mar. A resposta é bem clara: o estilo de vida vegano exclui todo tipo de carne de origem animal, inclusive dos peixes e de outros frutos do mar, sem exceções.

 

Tenha uma alimentação saudável e vegana com as refeições da Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil disponibiliza em seu cardápio diversas opções de comida saudável vegana para quem preza por uma alimentação saudável e livre de produtos de origem animal.

São opções de snacks, massas, sobremesas, prato principal, acompanhamentos e, inclusive, feijoada vegana, para diversificar no cardápio e não permitir que a dieta se torne monótona.

Navegue pelo site e veja como adquirir comida saudável e vegana através da Eat Well Brasil.