Conheça melhor a correlação entre a alimentação saudável e o meio ambiente. Veja também como encontrar comida saudável pela internet.

Muito se fala sobre a relação entre saúde e alimentação, porém pouco se comenta sobre como a nossa alimentação influencia no meio ambiente.

De acordo com dados da FAO (em português: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos no mundo não são consumidos e acabam parando no lixo, seja em alguma etapa da produção, durante o transporte, na venda ou após chegar à casa do consumidor.

Além de um prejuízo ambiental incalculável, esses alimentos poderiam estar suprindo as necessidades de quem passa fome. Entenda melhor como esse desperdício acontece e como o planeta está pagando por isso:

 

Indústria alimentícia vs. Meio ambiente

Um cálculo estimou que os alimentos desperdiçados no mundo todo somam 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono emitidos no ar por ano. Traçando um paralelo, se esse dado se concentrasse em apenas um país, este seria o terceiro maior poluidor do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Concomitantemente, uma grande parte do desmatamento da Amazônia ocorre justamente para abrir espaço para a agricultura e agropecuária, visando à alimentação humana, e uma quantidade inimaginável de água é usada todos os dias nas etapas de produção desses alimentos.

O desperdício de água soma cerca de 250 quilômetros cúbicos de água, o que seria equivalente à vazão do Rio Volga por um ano (maior rio da Europa em comprimento).

Ao jogar um alimento no lixo, as pessoas estão jogando também toda a cadeia produtiva utilizada para provê-lo, ou seja, toda a água usada na produção, o trabalho de inúmeros funcionários, além de gases tóxicos que são produzidos e lançados no meio ambiente.

Para desenvolver uma melhor gestão da cadeia produtiva dos alimentos, é preciso investir em colheitas, transporte e armazenamento adequado, assim como embalagens que diminuam perdas e possam ajudar na resolução dessa questão.

Cada um de nós, por outro lado, pode fazer sua parte ao diminuir o desperdício dentro de casa, administrando melhor a compra e a utilização de alimentos.

 

O meio ambiente precisa que sejamos mais responsáveis

Temos o costume de terceirizar nossa alimentação, deixando a responsabilidade nas mãos dos restaurantes, supermercados, cantinas e outros locais.

Pensar em sustentabilidade é, antes de mais nada, repensar atitudes comuns. É dessa forma que será possível reformular o cenário mundial, com cidades mais sustentáveis e fontes de energia renováveis. É preciso ser um cidadão sustentável em todas as ações diárias.

 

Encontre comida saudável pronta pela internet com a Eat Well Brasil

Hoje, é possível encontrar refeições prontas e saudáveis, sem ter que sair de casa! São opções de saladas, massas, pratos veganos, proteínas, sucos, bolos, snacks e sobremesas para quem quer ter uma alimentação saudável com dieta diversificada.

Uma das maiores vantagens em adquirir as refeições prontas da Eat Well Brasil é evitar o desperdício de alimentos, tanto durante o preparo do prato quanto no momento de descartar sobras.

O cardápio da Eat Well Brasil é pensado justamente para combater o desperdício e oferecer  uma  alimentação saudável de qualidade e por um preço justo.

Navegue pelo site para obter maiores informações.