Veja como incentivar a alimentação saudável na educação infantil, e confira também como comprar comida saudável já pronta pela internet.

Consumir comida saudável é um hábito de grande importância para todas as famílias, mas nem sempre é fácil lidar com o paladar das crianças.

A cada dia é possível encontrar mais e mais casos de crianças que consomem alimentos gordurosos e ultraprocessados diariamente, o que as impede de crescer adequadamente, e pode influenciar diretamente na dificuldade de concentração e nas atividades rotineiras, como estudar e brincar.

Visto isso, é fundamental dedicar-se em formas de trabalhar uma alimentação saudável na educação infantil, a fim de promover e incentivar bons hábitos alimentares, começando sempre pela conscientização dos pais e responsáveis, que devem dar o exemplo e abolir as porcarias do cardápio.

 

Como inserir uma alimentação saudável na educação infantil

Mantenha conversas constantes com as crianças sobre seus alimentos preferidos, e tente registrar tudo o que é mais consumido pela família para tentar identificar semelhanças entre os hábitos alimentares para incentivar uma melhor alimentação.

Durante essa mudança de rotina, deve-se mostrar aos pequenos que alguns alimentos devem ser consumidos com mais moderação, como, por exemplo, refrigerantes, doces, balas, chocolate, salgadinhos, pizza, lanches etc.

É possível, ainda, trabalhar com atividades dentro da temática alimentação saudável infantil, principalmente em casos mais difíceis, como de crianças já obesas ou que não aceitam comida saudável.

 

Algumas ideias para uma alimentação saudável na educação infantil são:

  • Elaborar jogos de memória com imagens de legumes, verduras e frutas, recortadas pelas próprias crianças;
  • Brincar de identificar frutas e legumes (mais saborosos) através de tato e olfato;
  • Conversar sempre sobre as preferências das crianças e comprar novas opções para degustação;
  • Separar alguns recortes de alimentos saudáveis e pedir para que a criança monte um prato com figuras que representem uma refeição completa;
  • Ainda com relação às frutas, realize uma “oficina” de salada de frutas para ensinar a receita dessa sobremesa aos pequenos. Sugira que eles separem as frutas por tamanho e cores;
  • Com relação às verduras, chame as crianças para aprender uma receita de salada com verduras folhosas, explorando cores e texturas diferentes;
  • Com relação aos legumes, através de tutoriais na internet, é possível confeccionar carimbos usando batatas, o que estimula a criança a conhecer melhor esse alimento. Também, é possível chamar os pequenos para ajudar em uma receita de sopa de legumes (que pode ficar bem gostosa se bem temperada);
  • Com relação às hortaliças, seria bem interessante levar os filhos para conhecer uma horta nos arredores da cidade, e mostrar os cuidados que é preciso ter ao manusear os alimentos, além de sempre lembrá-los o quão importante é comer alimentos saudáveis e naturais. Faça uma degustação com alface, tomate e cenoura, e depois peça para a criança fazer um desenho daquilo que mais gostou.

Uma dica extra: comece um exercício de analisar os rótulos e embalagens dos alimentos e mostrar aos pequenos quais informações são mais pertinentes na hora de escolher qual o melhor produto no supermercado.

 

Garanta uma alimentação saudável aos pequenos com a Eat Well Brasil

No site da Eat Well Brasil, é possível encontrar opções de refeições para todos os momentos do dia, para que as crianças possam ter uma alimentação saudável na prática, mesmo em dias que ninguém tem tempo para cozinhar.

Navegue pelo site para conferir todas as opções.