Saiba como identificar a obesidade infantil em crianças pequenas e qual o papel da comida saudável na luta contra essa doença.

Ter crianças fortinhas dentro de casa era uma alegria para a família no passado. Criança fofinha era sinônimo de saúde.

Antigamente havia certa lógica nesse hábito. Em uma época em que não havia tantos remédios, os pequenos mais nutridos tinham maiores chances de sobreviver às doenças da infância.

Hoje, por outro lado, a obesidade infantil se transformou em um transtorno sério de saúde, numa epidemia mundial que já atinge a maioria da população infantil.

Apresenta diversas causas, mas as principais se concentram sobre o consumo de alimentos prejudiciais, como fast food, doces, salgadinhos, além do sedentarismo causado pela vida urbana.

 

Criança acima do peso vs. Obesidade infantil: como diferir

Em geral, a família consegue perceber quando a criança está se destacando por seu porte ser maior que o de seus coleguinhas de mesma idade.

A mãe e o pai (ou familiares), ao perceberem o que está havendo, podem ter dúvidas sobre a real condição da criança: estará ela acima do peso ou apenas gordinha?

Apenas um pediatra tem a capaz de fazer essa análise, pois apenas um médico da área pode realizar os testes e exames necessários.

Quando não levada ao médico, a criança acima do peso pode começar a apresentar alguns indícios da doença, tais como problemas ortopédicos, infeções respiratórias e de pele, além de baixa autoestima e outros prejuízos que o excesso de peso traz.

Estudiosos apontaram que uma criança que se torna obesa em idade pré-escolar tem 30% a mais de chances de virar um adulto obeso. O risco pode ser ainda maior, chegando a 50%, caso já entre obesa na adolescência.

 

Por que algumas crianças sempre foram mais fofinhas que outras?

Existem diversos fatores que levam à obesidade infantil, mas as características genéticas têm ganhado cada vez mais destaque.

Há milhões de anos atrás, os ancestrais do homo sapiens sobreviveram porque tinham a capacidade de estocar calorias e transformá-las em energia. Aqueles que não eram assim morreram cedo e não deixaram descendentes.

Isso significa que grande parte dos ancestrais possuíam genes que favorecem o ganho de peso. Concomitantemente, quando o ambiente é favorável, a obesidade certamente se manifesta.

 

Como combater a obesidade infantil

Para que a criança acima do peso consiga emagrecer, é preciso muito empenho dos pais e responsáveis em instituir uma reeducação alimentar, com maior consumo de comida saudável, além de combater o sedentarismo, oferecendo à criança a possibilidade de conhecer diferentes tipos de esporte até que ela se identifique com algum.

Muita gente acredita que é impossível fazer uma criança entrar na dieta, mas com a ajuda dos profissionais corretos e com muita conversa, além de exemplo dos pais, a criança pode aprender a comer bem e ter uma alimentação saudável em qualquer idade.

 

Encontre comida saudável na Eat Well Brasil e coma bem sem ter que sair de casa

A Eat Well Brasil ajuda quem deseja (ou precisa) consumir comida saudável, mas não tem tempo ou disposição para cozinhar por horas. A empresa oferece diversas opções de pratos, saladas, sucos, lanches e sobremesas, e, ainda por cima, entrega todos os pedidos no endereço fornecido.

Navegue pelo site e veja onde encontrar comida saudável com o cardápio da Eat Well Brasil.