Veja como é possível se prevenir contra diversas doenças apenas com uma alimentação saudável. Saiba também onde encontrar comida saudável pela internet.

Uma alimentação saudável envolve o ato de comer bem e de forma equilibrada, para que se mantenha o peso ideal e para que crianças e adolescentes se desenvolvam física e intelectualmente bem.

 

A importância da comida saudável

Alimentar-se de forma saudável é sinônimo de uma vida longa e feliz. Adotar bons hábitos alimentares pode combater o aparecimento de diversas patologias, inclusive doenças crônicas, além de melhorar a qualidade de vida.

Para ter uma alimentação completa, é preciso investir em uma dieta composta por carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais, e também gorduras do bem. Para tal, é necessário comer refeições variadas, que contenham todos os tipos de alimentos, sem excessos mas também sem exceções.

A importância da comida saudável é tanta que os diversos nutrientes (os mesmos que ajudam na prevenção de patologias), apenas funcionam quando consumidos com regularidade por meio dos alimentos.

Em outras palavras: o consumo de cápsulas poli vitamínicas nunca substitui uma boa alimentação.

 

Como ter uma alimentação saudável e prevenir doenças

Para que uma pessoa possa suprir todas as necessidades nutricionais, é preciso lançar mão de uma combinação de vários alimentos, já que algumas vitaminas estão mais concentradas em determinados alimentos do que em outros.

Também, é importante notar que, ao longo da vida, as necessidades nutricionais variam e sofrem alterações, de acordo com a idade, metabolismo e estilo de vida. Por isso, é muito importante ter acompanhamento de um nutricionista.

Muitas substâncias presentes em alimentos comuns são associadas ao desenvolvimento de doenças, como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo câncer e enfermidades crônicas, como dislipidemia e hipertensão.

Visto isso, alimentos ricos em açúcares refinados e gorduras nocivas devem ser ingeridos raramente, ou totalmente abolidos.

 

Veja tudo o que é preciso para ter uma alimentação saudável:

  • Arroz e feijão é uma combinação comum para o brasileiro, e também muito importante! Esse prato representa uma junção perfeita de proteínas que fazem bem à saúde;
  • Leite e seus derivados também estão presentes na mesa do brasileiro, e são essenciais para a manutenção dos ossos;
  • Carnes, aves, peixes e ovos devem ser consumidos, pelo menos, duas vezes ao dia. Uma dica para quem quer emagrecer é retirar a gordura aparente das carnes, para ter um alimento mais leve;
  • Óleos vegetais, como azeite, e gorduras presentes nas manteigas também são importantes, mas devem ser consumidos apenas uma vez por dia;
  • Cerais (arroz, milho, trigo, massas e pães integrais) podem ser consumidos em até seis porções diárias. Tubérculos, como mandioca, batatas e raízes também são responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo;
  • Beba, pelo menos, dois litros de água por dia – o que corresponde de 6 a 8 copos. A água é fundamental para a manutenção do organismo como um todo, principalmente de manhã e durante a prática de atividades físicas;
  • Legumes e verduras devem ser consumidos em, pelo menos, três porções diárias, como parte das refeições;
  • Frutas também podem ser consumidas até três vezes por dia, como parte do café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo sobremesa;
  • Dica extra: diminuir a quantidade de sal na comida e perder o hábito de deixar o saleiro na mesa é crucial para quem deseja se prevenir contra doenças graves.

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