Conheça algumas dicas de como fazer um churrasco vegetariano e quebrar o paradigma de que churrasco vegetariano é sinônimo de comida sem graça. Aprenda como organizar um churrasco vegetariano com comida saudável, variada e saborosa!

Através de receitas criativas e coloridas, é possível encher a grelha com refeições saborosas que conquistam até os não adeptos ao vegetarianismo.

Veja também onde encontrar refeições vegetarianas e veganas pela internet.

Saiba mais: Conheça a relação entre a alimentação saudável e o meio ambiente

Como organizar um churrasco vegetariano

 

      1. Alternativas aos legumes para diversificar

 

Não só de legumes um churrasco vegetariano é feito (ao contrário do que muitos pensam). O tofu pode ser uma ótima forma de incrementar a ocasião, assim como o seitan e os hambúrgueres vegetarianos (de soja, por exemplo).

 

      2. Espetinhos são fáceis e gostosos

 

Espetinhos são versáteis e podem ser montados com diferentes tipos de legumes e também tofu e seitan. Você pode partir tudo em pedacinhos e formar diversas combinações de espetinhos.

Para facilitar na montagem, deixe os ingredientes picados, assim, o próprio convidado também poderá montar da forma que lhe parecer mais apetitosa. O resultado, certamente, será de espetinhos saborosos, coloridos e que ficam prontos rapidamente.

 

      3. Variedade de legumes

 

No churrasco vegetariano, existem alguns legumes que fazem bastante sucesso, como os pimentões! Uma das opções é recheá-los com queijo e temperos variados.

No cardápio em geral podem entrar outras delícias, como abobrinha, berinjela, cebola, batata doce, batata inglesa, aspargos, cogumelos, milho e brócolis.

 

      4. Papel alumínio ajuda a deixar os alimentos suculentos

 

Os alimentos, quando envolvidos em papel alumínio, ficam mais saborosos e suculentos após grelhados. Alie isso ao uso de temperos e os legumes ficarão ainda mais deliciosos.

 

      5. Compre uma grande variedade de temperos

 

Um bom churrasco não dispensa os temperos, seja carnívoro ou vegetariano. Assim como no caso das carnes, os legumes e outros alimentos vegetarianos merecem uma combinação de ervas e aromatizadores para ficarem ainda mais suculentos.

Nesse sentido, deixe a imaginação te guiar! É possível investir em temperos como pimenta do reino, sal, azeite temperado, oréganos, alecrim, pimentas diversas, manjericão e ervas frescas.

Para os mais ousados, gotas de limão ou laranja também conferem um sabor especial e deixam qualquer comida saudável com sabor diferenciado.

 

     6. Molhos são ótimas opções de acompanhamento

 

Os molhos não podem ficar de fora em um bom churrasco vegetariano. Para deixar os legumes ainda mais saborosos, você pode investir em molhos como cheiro-verde, mostarda e mel, vinagrete, chimichurri e barbecue.

 

      7. Sobremesas não podem faltar

 

Para que o churrasco vegetariano termine com chave de ouro e agrade às pessoas, a sobremesa não pode ser deixada de lado.

Frutas são sempre uma ótima pedida! Opções como abacaxi ou maçã com canela levadas à grelha, com raspas de limão por cima e acompanhadas por uma bola de sorvete (à base de água, claro) fazem sucesso entre adultos e crianças.

Fazer uma salada de frutas bastante variada também é uma ótima ideia! Essa opção pode ser servida com creme de avelã vegano, por exemplo.

Encontre comida saudável e vegetariana pela internet com a Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil possibilita aos seus clientes ter uma alimentação saudável, com refeições, lanches e sobremesas veganas e vegetarianas, sem ter que sair de casa, em apenas alguns clicks.

Navegue pelo site para conferir todas as opções de comida saudável.