Saiba como o estresse influencia na saúde do corpo e qual o papel da comida saudável na manutenção do organismo. Veja também como adquirir refeições saudáveis sem sair de casa.

A alimentação saudável é responsável por manter um bom desempenho do organismo. O corpo precisa receber, diariamente, doses de vitaminas e minerais, por isso, um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico quanto para o mental.

 

O impacto do estresse no organismo

Devido a uma rotina cada vez mais intensa, a maior parte das pessoas vive sob estresse constante, que já pode ser chamado também de “estresse crônico”. O acúmulo de estresse submete o organismo a alterações negativas, por um longo período de tempo, o que pode ocasionar doenças.

Uma das mais preocupantes consequências do estresse crônico é a liberação excessiva do hormônio cortisol no organismo, o que pode provocar diversos efeitos colaterais, tais como:

  • Dores no corpo;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Azia, má digestão e outros sintomas gastrointestinais;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Baixa imunidade (o que leva ao aumento de infecções);
  • Menstruação irregular.

 

Mas afinal, qual a relação entre o estresse e a alimentação?

Além dos sintomas gastrointestinais já citados, boa parte da população que vive o estresse crônico, ou seja, contínuo, apresenta aumento de apetite. Isso acontece porque a parte do cérebro que controla a resposta ao estresse está interligada aos comandos que controlam o apetite.

Nesse quesito, é possível afirmar que a compulsão por alimentos mais gordurosos, as famosas “guloseimas”, aumenta muito nesses casos, como se fosse uma forma do organismo aliviar o estresse.

Consequentemente, as pessoas estressadas acabam apresentando maior concentração de gordura abdominal, que é muito perigosa para a saúde e pode levar a doenças cardiovasculares.

 

Como combater o estresse através da alimentação

É preciso, antes de mais nada, identificar os principais sintomas de estresse para tentar controlar as causas.

Avalie em quais momentos o corpo demonstra incômodo e quando tais sintomas aparecem com maior intensidade. No mais, é possível aplicar algumas dicas para combater o estresse com alimentação:

  • Mantenha uma alimentação saudável o máximo possível, já que o organismo precisa receber nutrientes em quantidade suficiente para minimizar os efeitos do estresse;
  • Evite café, energéticos e chá mate em excesso, já que esses alimentos são ricos em cafeínas e outras substâncias que aumentam a ansiedade;
  • Mastigue devagar. Considere a refeição como um momento tranquilo, em que se deve sentir a textura e todos os sabores dos alimentos;
  • Experimente novos alimentos. É preciso entender que comer algo diferente pode garantir novas e prazerosas experiências;
  • Não restrinja os alimentos. Não é preciso cortar alimentos gordurosos totalmente. Todos podem saborear um bom petisco às vezes, contanto que faça isso porque gosta, e não para aliviar o estresse;

Dicas extras para combater o estresse crônico:

  • Pratique atividades físicas (com a supervisão de um personal trainer ou professor de educação física) para reduzir os níveis de cortisol no sangue e melhorar a respiração;
  • Medite;
  • Procure realizar atividades que gosta durante o tempo livre, como um hobby, que pode ser pintar, tocar um instrumento, caminhar ao ar livre, assistir filmes, ler, etc.

 

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