Veja por que a massa integral é uma ótima alternativa de comida saudável, e como consumi-la de maneira correta. Saiba também como ter uma alimentação saudável com produtos encontrados pela internet.

Quando o assunto é massa, as pessoas tendem a associar os pratos (macarrão, lasanha, pão, entre outros) ao temido ganho de peso.

Por muito tempo, as pastas foram banidas do cardápio de quem precisa perder peso, mas hoje já é possível encontrar versões integrais dos espaguetes, pães, nhoques, e tantos outros pratos da culinária italiana. Confira mais detalhes e veja como consumir esses alimentos:

 

Benefícios das massas integrais

Os alimentos integrais, no caso das massas, são preparados com a farinha de trigo em sua versão integral, que preserva a maior parte dos nutrientes dos alimentos.

Dessa forma, em sua composição, é possível encontrar magnésio, fósforo, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B, além de fibras solúveis e insolúveis que agem como reguladores das funções do organismo.

Visto isso, as massas integrais podem, sim, serem inseridas na dieta, já que proporcionam saciedade e também representam alguns benefícios para a saúde, porém também é preciso ter atenção à procedência do alimento.

Os alimentos integrais, por não passarem pelo processo de refinamento total na indústria, mantêm várias vitaminas, minerais e fibras em sua composição.

O refinamento, que é responsável por deixar a farinha branca, retira todos esses nutrientes, transformando-a em um carboidrato simples, vazio, que fornecerá energia por um curto período de tempo e sem as vantagens dos nutrientes.

É fundamental ressaltar que muitos alimentos se dizem integrais, mas, na verdade, possuem como ingrediente principal a farinha branca, sendo a farinha integral um elemento secundário na composição, por isso é sempre bom checar tais informações no rótulo do produto.

 

Alimentos integrais e a importância das fibras

Como já foi mencionado, as fibras são muito importantes e, por isso, é preciso compreender melhor seu papel no organismo.

Além de conferir mais saciedade e auxiliar na manutenção de diversas funções do organismo, as fibras solúveis também ajudam a controlar a liberação de açúcar no sangue e combatem o excesso de glicose e de colesterol do sangue.

As fibras insolúveis, por outro lado, auxiliam na formação do bolo fecal, garantindo a manutenção adequada da flora e facilitando o trânsito intestinal.

Importante: Todo alimento rico em fibras, inclusive as massas, deve vir junto de um consumo maior de água, para não ocasionar efeito contrário, ou seja, constipação intestinal (mais conhecida como prisão de ventre).

 

Como consumir massas de maneira correta

Ainda que sejam integrais e possuam muitos nutrientes benéficos para a saúde, as massas não podem ser consumidas indiscriminadamente. Tudo em excesso faz mal e o mesmo se aplica aqui. De toda a forma, é bom seguir uma recomendação de consumo:

As massas e pastas são carboidratos, o que não faz delas um vilão, porém, em excesso, podem virar uma bomba de calorias (principalmente se considerarmos o molho que é feito para acompanhamento).

Dê preferência para molhos feitos em casa, com tomates e legumes, e use o macarrão ou pão integral como um substituto para o arroz ou a batata, por exemplo. Isso ajuda a manter uma variedade na alimentação e não deixa a dieta se tornar monótona.

 

Tenha uma alimentação saudável com as refeições prontas da Eat Well Brasil

Graças à Eat Well Brasil, hoje, é possível encontrar comida saudável pronta pela internet e adquirir todas as refeições do dia sem ter que sair de casa.

O cardápio da Eat Well Brasil conta com massas, saladas, proteínas, snacks, sucos e bolos para diversificar a dieta e não cair na monotonia.

Navegue pelo site para conhecer a empresa e ter uma alimentação saudável de forma prática.