Saiba como a alimentação saudável pode interferir na rotina dos idosos e no que eles devem prestar atenção. Veja também onde encontrar comida saudável pronta.

A terceira idade é recheada de momentos especiais, como a convivência com a família, viagens, fazer o que tem vontade e, claro, descansar! Mas é claro que tudo isso exige responsabilidade e cuidados redobrados com a saúde e, principalmente, com a alimentação.

Ao longo da vida, o organismo das pessoas passa por diversas modificações. Visto isso, é necessário dar atenção extra para a alimentação, a fim de manter a saúde em dia.

 

A importância da alimentação saudável na terceira idade

Nesse momento da vida, o correto é ter refeições variadas, completas e balanceadas, para assim manter a saúde mais elevada do que em todas as outras épocas.

Atender todas as necessidades nutricionais do organismo se torna uma tarefa mais difícil na velhice, por isso, é fundamental driblar possíveis dificuldades de digestão e, em alguns casos, até de mastigação.

O principal aliado nesse esforço é a reeducação alimentar, com um cardápio variado, composto de frutas, verduras, legumes e carnes magras, que não sejam difíceis de serem consumidas, e garantam a energia necessária para o dia-a-dia.

Uma alimentação variada é capaz de diminuir os riscos de doenças crônicas, diabetes, obesidades, problemas cardiovasculares, entre outros. Os alimentos corretos vão proporcionar aumento de disposição para as tarefas rotineiras.

 

O que comer na Terceira Idade?

Os idosos devem consumir alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, já que com a idade a capacidade imunológica do corpo tende a diminuir.

Dentro os alimentos mais recomendados, é possível citar:

  • Frutos do mar, carne de cordeiro, espinafre e couve, que são alimentos ricos em zinco e também têm ação antioxidante, combatendo o envelhecimento das células;
  • Leite, quinoa, gergelim e alimentos folhosos são fontes ricas de cálcio, mineral muito importante para a terceira idade, já que os idosos sofrem com descalcificação dos ossos (osteoporose), que torna o corpo mais fraco e suscetível a quedas;
  • Vitaminas em geral, que são essenciais, principalmente as do complexo B, encontradas em ovos, sardinhas enlatadas e fígado de galinha. Tais alimentos também auxiliam no processo de absorção do cálcio nos ossos;
  • Cereais integrais comuns, como linhaça, aveia e massas integrais. Esses alimentos são ricos em fibras, que ajudam o intestino a funcionar melhor e também são parte importante do processo digestivo;
  • Chás claros também possuem papel importante, já que com o passar do tempo o corpo diminui a capacidade de sentir o paladar. Mas é importante evitar chás escuros, pois podem ser prejudiciais para o metabolismo.

Para completar, também é recomendável acrescentar nutrientes como potássio, ômega-3, vitaminas do complexo B e antioxidantes, que podem ser consumidos de uma só vez através de cápsulas poli vitamínicas receitadas por um médico.

Além dos alimentos aqui citados, é importante aos idosos tomar banho de sol diariamente. Cerca de 20 minutos de exposição solar (sem protetor) por dia é o suficiente (em horários antes das 10h da manhã e após as 16h).

 

Tenha uma alimentação saudável com as refeições da Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil é uma empresa de culinária saudável que se preocupa com a qualidade de vida dos seus clientes, por isso usa ingredientes orgânicos e selecionados na produção de seus pratos. Através da Eat Well Brasil é possível comprar comida pronta, não congelada, sem ter que sair de casa.

Navegue pelo site e confira todas as opções de comida saudável da Eat Well Brasil.