Ter uma alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, mas é durante a infância que o consumo dos nutrientes corretos afeta diretamente no desenvolvimento do organismo.

Quando se é criança, a alimentação é toda voltada ao crescimento da pele, músculos, ossos e órgãos. É ainda nessa fase da vida que se formam os hábitos alimentares, ou seja, que “aprende-se” a importância de consumir determinados alimentos.

Saiba mais: Veja a importância da alimentação saudável na prevenção da acne

Como a escola pode estimular a alimentação saudável

 

  • Aulas de culinária

 

A escola tem papel fundamental na formação de bons hábitos alimentares dos seus alunos, e pode-se começar por aulas de culinária, em que o professor apresenta todos os grupos de alimentos às crianças.

 

  • Estudo dos alimentos

 

Outra maneira de despertar o interesse e curiosidade das crianças sobre o assunto é estudando os alimentos, a partir de seus rótulos, por exemplo.

Os rótulos nos dizem tudo o que é preciso saber sobre determinado alimento, e é importante instigar o interesse das crianças em relação a esse tipo de informação.

Por exemplo, os alunos podem levar rótulos de alimentos para a sala de aula e, a partir de um rótulo, como de iogurte sabor morango, eles podem listar todos os alimentos com sabor de morango que conhecem ou que já experimentaram, por exemplo.  

Em seguida, o professor deve levantar questionamentos, tais como: “todos os alimentos pontuados foram feitos com a fruta morango?”; “a cor desses alimentos é natural ou é feita com substâncias químicas?”; “o que esse alimento realmente oferece ao corpo?” etc.

 

  • Atividades interdisciplinares

 

Procurando manter o interesse e despertar cada vez mais a vontade de seguir uma alimentação saudável por parte dos alunos, a escola pode desenvolver atividades interdisciplinares, ou seja, que todas as áreas podem trabalhar.

  • História

Os professores podem pedir como tarefa para que as crianças pesquisem como os hábitos alimentares mudaram ao longo dos séculos; qual a influência da cultura no consumo e na produção de determinados alimentos; qual o país de origem de cada hortaliça e fruta etc.

  • Português

No português, as crianças podem ser orientadas pelos professores a produzirem cartazes sobre alimentação saudável; poemas sobre os alimentos; redações tratando sobre a importância de se consumir comida saudável e os problemas que envolvem a má alimentação; pesquisa sobre a cultura alimentar de suas famílias, entre outros.

  • Matemática

Os professores podem pedir aos seus alunos as porcentagens dos alimentos que são mais consumidos na cidade ou na escola; realizar uma pesquisa sobre os índices de obesidade ou subnutrição no país; mostrar como medir os ingredientes de uma receita e como prepará-la; confeccionar gráficos para medir índices etc.

  • Geografia

Os professores podem trabalhar os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento de hortaliças e frutas; como esses alimentos são produzidos em uma região e então transportados para outras; qual a influência do solo e do clima na produção de frutas e hortaliças etc.

Encontre comida saudável para toda a família na Eat Well Brasil

A Eat Well Brasil se preocupa com o bem-estar e com a saúde de seus clientes, por isso, todos os seus pratos são elaborados com ingredientes orgânicos e selecionados, e todo o processo é acompanhado por nutricionistas.

Navegue pelo site e confira as opções de comida saudável, com massas, carnes, acompanhamentos, opções vegetarianas, lanches, sobremesas, sucos e saladas.