Saiba como ter uma alimentação saudável na adolescência com uma dieta balanceada. Veja também como encontrar comida saudável pela internet.

A adolescência é um período turbulento na vida dos jovens, caracterizado inclusive por transformações que influenciam no comportamento alimentar.

 

A importância da alimentação saudável na adolescência

Ter bons hábitos alimentares confere nutrientes necessários ao desenvolvimento e mudanças corporais que acontecem nesse momento da vida.

É na adolescência que, geralmente, aparecem os primeiros indícios de transtornos alimentares, seja devido à cobrança exagerada por um padrão de beleza ou por problemas emocionais.

Nesse período, pode ocorrer alguns problemas de saúde. Dentre os mais comuns, podemos citar: desnutrição por deficiência proteica ou energética; anemia por deficiência de ferro; bulimia e obesidade (decorrente do consumo exagerado de alimentos) e anorexia nervosa, advinda da privação de alimentos.

É preciso sempre buscar formas de manter a alimentação equilibrada e também a prática de alguma atividade física.

A fim de moldar uma dieta condizente com as necessidades dos adolescentes, é necessário, primeiramente, diferenciar os conceitos de se alimentar e sentir fome. É muito comum os jovens, principalmente os que sofrem de ansiedade, exagerarem no consumo de alimentos.

Ainda que estejam em fase de crescimento, essa quantidade de alimentos precisa de um limite.

 

Como ter uma alimentação saudável na adolescência

A pirâmide alimentar para os adolescentes é bastante vasta, já que nesse período eles tendem a crescer bastante. Suas necessidades energéticas e de nutrientes aumentam, e o corpo se torna uma grande preocupação (até por conta da pressão social envolvida).

A alimentação deve ser variada, como já fora mencionada anteriormente, composta por verduras, frutas e legumes. É importante iniciar pelo consumo de alimentos básicos, como o arroz e o feijão, e também manter opções proteicas sempre disponíveis.

De toda forma, para convencer o adolescente a se alimentar melhor, principalmente os mais novos, é aconselhável investir em alguns detalhes:

1-    Variedade:

O consumo de vários tipos de alimentos abre um leque de possibilidades aos adolescentes, e evita a monotonia alimentar, além de fornecer diversos nutrientes necessários e atender a uma alimentação adequada.

Os mais jovens devem ter contato com diferentes ingredientes, ainda que seja preciso diversas tentativas para que seja convencido a experimentar algo novo;

2-    Sabor:

O senso comum de que uma alimentação saudável consiste em alimentos nada saborosos é um mito que precisa ser derrubado, já que os ingredientes encontrados na natureza são até mais saborosos que os industrializados;

3-    Equilíbrio:

Essa característica importante da alimentação diz respeito à harmonia entre a quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos, assim é possível garantir refeições saudáveis e também abrir exceções para agradar os adolescentes;

4-    Cor:

A comida saudável é aquela que contempla uma grande variedade de grupos alimentares, o que implica em diversas cores no prato. É sabido que quanto mais colorida for a refeição, mais rica será em termos nutricionais, além de se tornar atrativa aos olhos.

 

Encontre comida saudável pela internet

A Eat Well Brasil é uma empresa que se preocupa com a saúde e o bem-estar dos adolescentes, por isso disponibiliza em seu cardápio refeições livres de corantes e conservantes, para que toda a família possa ter acesso à comida saudável sem ter que sair de casa.

Navegue pelo site para conferir o cardápio e ter uma alimentação saudável.